quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Compactação: conceito e importância

Para iniciarmos a discussão sobre esse tema, precisamos considerar alguns detalhes. Um campo oficial de futebol apresenta medidas que variam segundo as determinações da FIFA. Em nosso artigo vamos nos basear nas seguintes medidas: 100 metros de comprimento X 70 metros de largura. Um gramado com essas dimensões terá uma área de 7000 metros quadrados, que numa divisão simples por 22 jogadores daria a cada um deles algo em torno de 320 metros quadrados de área para ser “coberta”.
Com todo esse cenário, podemos concordar que os atletas não conseguirão ocupar de forma muito eficiente o espaço designado. Para isso, é necessário que a equipe encontre formas de diminuir essa área através de manobras coletivas.

Figura 1 – Ponte (branco) e Palmeiras (verde) encurtando o campo
Nessa situação de ataque da equipe da Ponte Preta, todos os atletas estão dispostos numa área menor que meio campo. O time da Ponte adiantou-se e em resposta a esse movimento, o Palmeiras aproximou suas linhas de defesa, meio e ataque. Conseqüentemente, as coberturas defensivas ficam mais facilitadas pela proximidade dos atletas de marcação.
Toda medida de área leva em consideração os fatores largura e comprimento, por isso a unidade de medida é o metro quadrado. Como a compactação de uma equipe acontece dentro de uma determinada área, deve respeitar dois fatores também: largura e profundidade (seria o equivalente ao comprimento).
Voltando a figura, podemos reparar que a equipe do Palmeiras considerou ambos, ou seja, não somente encurtou a distância entre os setores, como também estreitou-se em relação às laterais do campo. Observe o lateral direito muito próximo a uma faixa central do campo.
A compactação objetiva diminuir o espaço de jogo da equipe que ataca, com movimentos coletivos coordenados que na maioria das vezes utiliza-se da linha de impedimento para tal.
Leandro Zago

Um comentário:

Feco disse...

Compactar é essencial. Na minha opinião é um principio de defesa que toda e qualquer equipe deve ter muito bem desenvolvido.

FECO