Com todo esse cenário, podemos concordar que os atletas não conseguirão ocupar de forma muito eficiente o espaço designado. Para isso, é necessário que a equipe encontre formas de diminuir essa área através de manobras coletivas.
Figura 1 – Ponte (branco) e Palmeiras (verde) encurtando o campo
Nessa situação de ataque da equipe da Ponte Preta, todos os atletas estão dispostos numa área menor que meio campo. O time da Ponte adiantou-se e em resposta a esse movimento, o Palmeiras aproximou suas linhas de defesa, meio e ataque. Conseqüentemente, as coberturas defensivas ficam mais facilitadas pela proximidade dos atletas de marcação.
Toda medida de área leva em consideração os fatores largura e comprimento, por isso a unidade de medida é o metro quadrado. Como a compactação de uma equipe acontece dentro de uma determinada área, deve respeitar dois fatores também: largura e profundidade (seria o equivalente ao comprimento).
Voltando a figura, podemos reparar que a equipe do Palmeiras considerou ambos, ou seja, não somente encurtou a distância entre os setores, como também estreitou-se em relação às laterais do campo. Observe o lateral direito muito próximo a uma faixa central do campo.
A compactação objetiva diminuir o espaço de jogo da equipe que ataca, com movimentos coletivos coordenados que na maioria das vezes utiliza-se da linha de impedimento para tal.
Um comentário:
Compactar é essencial. Na minha opinião é um principio de defesa que toda e qualquer equipe deve ter muito bem desenvolvido.
FECO
Postar um comentário