sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Vitórias dos mandantes: coincidência?







No texto entre aspas que vem a seguir, está a resposta que dei ao ser consultado pelo site Cidade do Futebol sobre a supremacia dos times mandantes nos campeonatos de futebol pelo mundo. Abaixo a pauta e em seguida a resposta.


Cidade do Futebol - O Mourinho deve completar 100 partidas sem perder em casa por competições nacionais nesta quarta. Já o Felipão levou o Chelsea a 86 jogos de invencibilidade no estádio deles.

No Campeonato Brasileiro, o time que mais venceu fora de casa foi o Grêmio, com cinco resultados positivos.

A questão é: por que os times têm tanta dificuldade para jogar fora de casa e como alguns conseguem transformar suas casas em arma?

Você poderia comentar um pouco sobre isso, em termos táticos e de disposição da plataforma de jogo?


"Muito se atribui a vantagem de jogar em casa a fatores como o apoio do torcedor, pressão emocional sofrida pelo adversário, melhor adaptação ao tipo de gramado e alguns outros motivos clássicos na explicação de torcedores e jornalistas. Temos ainda as viagens (muitas vezes longas) como motivo para derrotas em campo adversário.

Caminhando pela dominante tática temos a estruturação do espaço de jogo como uma variável importante na eficácia de um time. Ao jogar em casa, a equipe possui maior vivência naquele campo de jogo em relação ao adversário por jogar freqüentemente e muitas vezes realizar treinamentos (principalmente quando a equipe não possui um centro de treinamento) no estádio. Conseqüentemente tem uma probabilidade maior de equilibrar-se espacialmente no gramado conseguindo cumprir um importante princípio relacionado ao êxito no futebol. Ainda nessa direção, jogando em casa, a equipe tem maior facilidade em criar referências visuais para ativar determinados comportamentos, como, por exemplo, definir o início de um aumento na intensidade para recuperar a bola do adversário a partir de uma placa de publicidade, ou de uma divisão dos setores da arquibancada. Treinadores famosos já se utilizaram dessa estratégia e para citar apenas um temos Telê Santana, bi-campeão mundial interclubes com o São Paulo.

Mas seria irresponsabilidade atribuir a apenas componentes táticas essa vantagem dos mandantes, pois equipes que jogam perante sua torcida muitas vezes adotam uma estratégia mais ousada, o que não fazem longe de seus domínios. É fato a vantagem dos times mandantes e pesquisadores pelo mundo todo coletam dados e encontram resultados muito próximos independente do país ou divisão estudada.”


Confira a coluna completa no site Cidade do Futebol



Leandro Zago

Um comentário:

Numero Dez disse...

Antes demais peço desculpa pela “invasão” e alguma usurpação de espaço.
Visita e participa para que possamos fazer deste blog um ponto de encontro de ideias e opiniões.

http://sectorofensivo.blogspot.com/