sábado, 10 de novembro de 2007

A fórmula dos pontos corridos

Durante muitos anos foi cobrado pela imprensa esportiva brasileira a adoção do sistema de pontos corridos para a disputa do Campeonato Brasileiro. Em 2003 foi implantada essa fórmula e nesse ano de 2007 temos a quinta edição em andamento.

Vários argumentos foram utilizados para justificar a mudança no formato do campeonato, como a montagem de um calendário que garanta jogos até o final da temporada, premiar a equipe mais regular, facilitar o planejamento das equipes, entre outros.

Em contrapartida, os defensores de campeonatos com fases em que ocorra o “mata-mata” pregam que esses jogos proporcionam mais emoção ao torcedor (conseqüentemente mais interesse do público) e permitem com que equipes que não iniciem bem a competição tenham tempo de se recuperar e brigar pelo título. Não podemos nos esquecer que em 2002, no último ano de disputa nesse formato, o Santos de Robinho e Diego classificou-se para as quartas-de-final em oitavo, eliminou o São Paulo, detentor da melhor campanha da primeira fase em apenas dois jogos e sagrou-se campeão contra equipes que haviam somado mais pontos que ele em fases anteriores.

Qual a melhor opção, justiça ou emoção?

Nessa temporada estamos com um campeonato empolgante em todas as partes da tabela, apesar do título praticamente garantido para o São Paulo com o fim da 33ª rodada, muitos times ainda brigam pela vaga na Libertadores, na Sul-americana e contra o rebaixamento. Para comprovar tudo isso, temos até agora a melhor média de público dos últimos dez anos (16.250 torcedores) e na 32ª rodada a impressionante média de 30.296 torcedores, ficando atrás apenas das médias das rodadas dos campeonatos alemão e inglês.

Leandro Zago

Nenhum comentário: