quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Eliminatórias 2010: a Seleção Brasileira em Lima e no Morumbi

Em jogos válidos pelas Eliminatórias para a Copa de 2010 na África do Sul, a Seleção Brasileira conquistou mais quatro pontos contra Peru e Uruguai, relativos a terceira e quarta rodadas respectivamente. A Seleção não conseguiu realizar bons jogos em nenhuma das duas partidas, quase deixou escapar o empate contra o Peru por 1 a 1 e foi duramente vaiada pelos mais de 65 mil torcedores no jogo do Morumbi em que venceu o Uruguai por 2 a 1.

Em ambas partidas, Dunga optou por iniciar a partida no sistema de jogo que vem utilizando, o 4-2-3-1. No jogo em Lima, Ronaldinho (talvez por voltar de um período lesionado) jogou posicionado à frente dos volantes, Mineiro e Gilberto Silva, atuando como um organizador e trabalhando muito nas transições defensivas. Kaká e Robinho com isso, tiveram uma liberdade que transformou-se num desacerto posicional nos momentos com e sem bola, tendo como conseqüência facilidades para a equipe peruana que jogava num 4-4-1-1 com marcação mista. Mesmo com algumas falhas, o 4-3-3 adotado pelo Peru no segundo tempo foi suficiente para acuar o Brasil e empatar o jogo.


Figura 1 – Uruguai (preto) pressionando em 3-3-1-3

No Morumbi, enquanto uma boa parte dos brasileiros esperavam jogar contra um time recuado, o Uruguai do treinador Óscar Tabárez utilizou uma estratégia que vários adversários da Seleção Brasileira vem usando (vamos nos lembrar do jogo contra a França na última Copa do Mundo): marcar a saída de bola brasileira, pressionando quando esta (a bola) chega no laterais.

Tendo como matriz a plataforma 4-2-1-3, a equipe celeste mudava essa conformação base quando o Brasil saía jogando e quando seu goleiro, Carini, batia os tiros de meta. Para chegar no 3-3-1-3, o lateral Fucile (6) adiantava-se para a linha dos volantes Gargano (5) e Gonzáles (8) e o outro lateral, Pereira (2), centralizava um pouco, aproximando-se da dupla de zagueiros, Godín (3) e Lugano (4). Conseqüentemente, o time uruguaio conseguia pressionar em zonas mais adiantadas, tendo recuperado muitas bolas em seu campo ofensivo.

Vamos destacar alguns pontos que foram evidenciados nesses dois jogos na Seleção Brasileira:

- faltam de alternativas de jogo, o Brasil tem seu sistema e tem dificuldades quando ele não “encaixa” contra determinado tipo de jogo do adversário;

- dificuldades na saída de bola, principalmente quando o adversário utiliza sistemas com três atacantes (falta amplitude e velocidade de transmissão de bola);

- o Brasil não consegue pressionar de forma organizada o adversário com seu sistema de jogo, quando isso é necessário em situações de desvantagem no placar, a equipe fica desequilibrada;

- os volantes Gilberto Silva e Mineiro, não conseguem marcar toda a largura do campo dentro de sua área de atuação (de uma lateral a outra), por isso com a entrada de Josué foi criada uma linha de 3 volantes que equilibrou melhor essa situação.

A equipe brasileira necessita dessas correções para que seus atletas consigam desempenhar melhor suas funções, pois só com um desempenho coletivo melhor cada um conseguirá potencializar suas qualidades.


Leandro Zago

Nenhum comentário: