sábado, 8 de setembro de 2007

4-3-3

· Posicionamento

Figura 1 – 4-3-3

O 4-3-3 foi um sistema muito utilizado até meados da década de 80, surgiu do recuo de um dos atacantes do sistema 4-2-4 quando ainda não ocorria com freqüência a passagem dos laterais, fazendo com que as equipes jogassem com dois pontas bem definidos, cuja função na marcação era a de acompanhar os laterais adversários.

Esse sistema é bem presente no futebol moderno, mas teve que se adaptar porque as trocas de posições passaram a ser mais constantes e os laterais e pontas teriam que ocupar toda a lateral do campo. Acabou sobrando para os pontas que perderam seu prestígio por executar um número muito reduzido de funções, o que acarretou no desaparecimento desse jogador desde as categorias de base.

Figura 2 – 4-3-3 B

Na figura 2 podemos observar uma das variações possíveis do 4-3-3, quando um meia é trocado por um volante, fortalecendo o poder de marcação na intermediária defensiva e fazendo com que um meia apenas fique responsável pela armação de jogo. Dessa variação surgiu um novo sistema que veremos a seguir, o 4-5-1.

· Características

- número equilibrado de jogadores em cada compartimento do campo;

- boa ocupação de espaço no setor ofensivo;

- mantém um grande número de atletas adversários em seu próprio campo defensivo;

- é facilmente mudado com algumas alterações no posicionamento.

- menos atletas com características defensivas em comparação com outros sistemas;

- poucos atletas atrás da linha da bola;

- pouca participação defensiva dos atacantes;

- muito espaço à frente dos laterais;

- muito espaço para a cobertura dos volantes;


Leandro Zago

Nenhum comentário: