segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Coluna no site “Futebol Interior”

No dia 15/08/2008, o colunista Vitor Calça Pereira escreveu a seguinte crônica. Agradeço aqui publicamente pelas palavras (já o fiz pessoalmente) e espero poder continuar atendendo as expectativas das pessoas que acompanham o Futebol Tático. Segue o texto abaixo:

Treinadores do futuro - dois nomes

Um amigo brasileiro á muito radicado em Portugal e fiel leitor das minhas crónicas do “ Futebol Interior “ tinha lançado o desafio há já algum tempo: “ fale aí dos técnicos do Brasil, o que eles sofrem com o assédio dos clubes europeus aos seus atletas em pleno campeonato ” .

Sobre a acção devasta que os clubes europeus ( e não só ) fazem ao desfalcar o elenco de um grupo de trabalho de um técnico de um time brasileiro já eu escrevi há algum tempo.

Tento dar o merecido destaque ao excelente trabalho que os treinadores brasileiros executam nos diversos campeonatos da Europa. Este ano estou especialmente atento á carreira de Ricardo Gomes ao leme do Mónaco em França.

É claro que temos Luiz Filipe Scolari no Chelsea, falta definir a situação de Zico. Quem mais ? Casemiro Mior no Belenenses e Lori Sandri que substitui o compatriota Sebastião Lazaroni no comando do Marítimo da Madeira.

Mas estes são nomes conhecidos por quase todos nós. Scolari será sempre um nome falado para um grande time da Europa ou Brasil.

Mas se tiver em causa o futuro, a evolução do atleta ,e conseqüentemente do jogo, se por hipótese um dirigente mais iluminado e á frente no seu tempo resolver apostar a longo prazo ( se isso existe em Futebol ) qual o nome que escolheria para o meu clube?

Destaco dois nomes de jovens técnicos brasileiros, dos quais tento ler tudo o que escrevem, e as suas reflexões são sobretudo sobre as suas ideias de Futebol.

Sempre que leio o que Leandro Zago e Rodrigo Leitão pensam sobre o jogo, aprendo um pouco mais sobre complexo jogo que é o futebol.

Leiam em “www.futeboltatico.com” e “www.cidadedofutebol.com.br” e confirmem que não me engano. É devido á sua qualidade que acredito sem receios que o futebol vai continuar a crescer.


Saudações e um Abraço Lusitano

Clique aqui e confira a coluna no Futebol Interior


Leandro Zago

Nenhum comentário: