quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Artigo: Prof. Dr. Júlio Garganta

"A verdadeira dimensão da técnica repousa na sua utilidade para servir a inteligência e a capacidade de decisão táctica dos jogadores e das equipas. Um bom executante é, antes de mais, aquele que é capaz de seleccionar as técnicas mais adequadas para responder às sucessivas configurações do jogo. Por isso, o ensino e o treino da técnica no Futebol, não devem restringir-se aos aspectos biomecânicos, mas atender sobretudo às imposições da sua adaptação inteligente às situações de jogo. Nesta perspectiva, afigura-se mais importante saber gerir regras de funcionamento, ou princípios de acção, do que utilizar técnicas esteriotipadas ou esquemas tácticos rígidos e pré-determinados (Garganta, 2001)."


Clique na imagem acima para acessar o Artigo completo


"Actualmente, os especialistas defendem a utilização duma pedagogia de situaçõesproblema, a qual representa um prolongamento lógico dos modelos de acção motora inspirados nas ciências cognitivas e nos modelos sistémicos. Assim, pode dizer-se que se assiste a uma transição dos modelos analíticos para modelos sistémicos, no qual os pressupostos cognitivos do praticante e a equipa são elementos fundamentais (Júlio Garganta)."

Um comentário:

Saulo disse...

Muito bom o texto e o blog também. Estou um pouco sem tempo agora e vou visitar depois.

Valeu e até mais.